15. No ano em que a dívida mais subiu (Quadro 7)identifique o contributo para a variação da dívida (em pp do PIB) das variáveis (a) juros, (b) crescimento do PIB e (c) saldo primário. Relacione os contributos com o sinal da taxa de crescimento do PIB e do saldo primário.

16. Explicita a relação que se deverá observar entre a taxa de juro implícita na dívida e a taxa de crescimento nominal do PIB para que se reduza o rácio Dívida/PIB.

17. Utilizando o simulador-economiax-divida-publica (inspirado neste, (e nistoapresente para os dois cenários da economia portuguesa, os valores das variáveis (a) Crescimento do PIB real, (b) Taxa de juro cobrada ao Estado e (c) Saldo Primário.
- Cenário Optimista, a dívida pública ficará abaixo de 60% a partir de 2040
- Cenário Pessimista, a dívida pública ficará acima de 100% até 2040
Comente os cenários acima na perspectiva de economistas que defendam o papel do Estado como agente (1) regulador versus (2) interveniente.



RESPOSTAS 

15 .  2020 foi o ano em que a divida mais subiu tendo contributo positivo do efeito dinamíco de 11,2% sendo essa rubrica  o que mais contribuiu para o aumento do endividamento nesse mesmo ano .
A relação que existe entre esses contributos e o sinal da taxa do crescimento do PIB , O  efeito juros pode influenciar o PIB ,nesse caso como os juros diminuiram pode se dizer que essa foi uma das rubricas que contribui para a queda do PIB .
Se o saldo primário for negativo ou seja haja um défice isso faz com que aumente o endividamento 
 
A - Juros  : 2,9%
B-crescimento do PIB :8,3%
D-Saldo primário : 
 


16.  Para que  aconteça uma redução do rácio tem  de haver uma ligação entre a taxa de juro e a taxa de crescimento nominal do PIB . sabemos que se os juros diminuirem o PIB caíra ,portanto o racio aumenta ,logo se queremos aumentar o rácio a taxa de juros terá de aumentar ,para poder contribuir para o aumento do PIB e se o PIB aumentar o rácio diminui .


17 GRÁFICOS 
CENARIO OPTMISTAS 
 
https://docs.google.com/spreadsheets/d/18Ek8TCsp42x2P3zBoztl3DcjNjj2Vn7tb8F4WMGyq6w/edit?usp=sharing

COMENTARIO

 Este gráfico apresenta a dívida pública .De acordo com este gráfico pode-se observar que o período de 2000 a 2001 é que a dívida esta nos seus limites , há uma previsão  que a divida so voltará a descer a partir de 2040 .
De 2003  a 2019 a devida excedeu o limite dos 60% ,  ou seja, começamos a dever mais do que aquilo que produzimos  tendo ainda um pico muito elevado em 2020 de 134,0% do PIB tendo uma previsão que ira aumentar ate 2040 ,depois volta a descer .


CENARIO PESSIMISTAS 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

BALANCIA CORRENTE